Select Page

Vasco Cordeiro convida comunidades a conhecerem os Açores construídos ao longo dos últimos 40 anos

Log in or Register to save this content for later.

O Presidente do Governo convidou, em São Paulo, no Brasil, as comunidades emigradas a visitarem os Açores de hoje, salientando o trajeto de desenvolvimento e progresso que os Açorianos construíram ao longo de cerca de quatro décadas de Autonomia.

 

“Se é certo que temos um grande orgulho naquilo que as nossas comunidades construíram nos países de acolhimento, também é importante referir o orgulho que temos naquilo que os Açores são hoje, naquilo que os Açorianos que optaram por não emigrar construíram nas nossas nove ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava sexta-feira num encontro com a comunidade açoriana na Casa dos Açores de São Paulo, no final do terceiro dia da visita oficial ao Brasil, que se iniciou pelo Estado de Santa Catarina.

 

“Um dos objetivos desta visita passa por vos dar a conhecer, por vos desafiar a conhecer os Açores de hoje, naquilo que têm de desafios, é certo, mas também naquilo que têm de oportunidades”, frisou Vasco Cordeiro.

 

Segundo disse, a Região, sobretudo ao longo dos últimos cerca de 40 anos, fez o seu percurso de desenvolvimento e de progresso, de melhoria das infraestruturas e dos níveis de Educação e de Saúde, criando um ambiente propício para a criação de emprego e de riqueza.

 

“Temos certamente desafios, mas o trajeto que fizemos deve orgulhar também as nossas comunidades açorianas emigradas e todos aqueles que amam os Açores”, salientou o Presidente do Governo.

 

Neste convívio “de celebração dos Açores e da Açorianidade”, Vasco Cordeiro aproveitou ainda para sinalizar o orgulho “na forma como as comunidades dão vida às nossas tradições, à nossa cultura e à nossa identidade, no caso do Brasil, sobretudo à volta de uma das marcas mais fortes da identidade açoriana, que é o culto ao Divino Espírito Santo”.

 

“Naquilo que este culto tem de mensagem de partilha, de solidariedade e de união, está também aquela que é a celebração dos Açores e dos Açorianos”, destacou.

 

Este sábado, último dia da visita oficial ao Brasil, será dedicado a um encontro com comunidade açoriana do Rio de Janeiro e ao lançamento do livro ‘Uma Página sobre Vitorino Nemésio’.

 

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana integra os Presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, cidades geminadas com Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, assim como os deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pertencentes à Comissão de Política Geral, José San-Bento (PS), António Soares Marinho (PSD) e Alonso Miguel (CDS/PP).

Pontos de Interesse

UAb: CANDIDATURAS 2018/19

A Universidade Aberta (UAb) informa que estão abertas as candidaturas ao ano letivo 2018/19. CANDIDATURAS A CURSOS DE 1.º CICLO (LICENCIATURAS) – Acesso específico e maiores de 23: De 13 de março a 15 de maio (início no 1.º semestre) De 18 de setembro a 23 de outubro...

Reunião pública da Câmara no dia 25 (quarta), às 16 horas

A Câmara Municipal de Elvas realiza uma reunião pública no dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 16 horas, no salão nobre, com a ordem de trabalhos seguinte:   1 – Período Antes da Ordem do Dia 2 – Aprovação das Atas das reuniões de 28 de dezembro de 2016 e 4 de janeiro...

Etapa de SUP Waves, dia 15 de agosto, em Óbidos

Decorre, no próximo dia 15 de agosto, mais uma etapa do Campeonato Nacional de SUP Waves, a realizar na Praia d’El Rey, em Óbidos, numa organização da ASUPP (Associação de Stand UP Paddleboarding de Portugal) e da FPS (Federação Portuguesa de Surf). Segundo a...