Select Page

CÂMARA CONTINUA LIMPEZA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

Log in or Register to save this content for later.

O presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, assinou no passado dia 12 de maio, em Montalegre, um protocolo que vai permitir à autarquia receber mais de 16 mil euros para limpar estradas municipais definidas como prioritárias. A cerimónia, presidida pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, contou ainda com a presença de António Costa, primeiro-ministro, e João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente.

A assinatura deste protocolo surge no âmbito de uma candidatura efetuada pela Câmara Municipal de Cinfães ao Fundo Florestal Permanente (FFP), que foi aprovada e será financiada a 100%, no total de 16.455 euros.

O FFP apoia, de uma forma integrada, a estratégia de planeamento e gestão florestal, a viabilização de modelos sustentáveis de silvicultura e de ações de reestruturação fundiária, as ações de prevenção dos fogos florestais, a valorização e promoção das funções ecológicas, sociais e culturais dos espaços florestais, e ações específicas de investigação aplicada, demonstração e experimentação.

A intervenção irá limpar faixas de 10 metros para cada lado dos caminhos municipais definidos como prioritários. Proceder-se-á ao corte de mato, desramação de árvores e, eventualmente, ao abatimento de alguma árvore que não cumpra o critério de afastamento entre copas, em aproximadamente 22Km.

Na cerimónia, Armando Mourisco, na qualidade de presidente do conselho intermunicipal da CIM-TS, assinou também o termo de aceitação relativo a uma candidatura, entretanto aprovada, para a constituição de uma Brigada de Sapadores Florestais. Essa Brigada de Sapadores Florestais (constituída por 3 equipas e 15 recursos humanos) terá como área de intervenção o território da CIM-TS onde se inclui o Concelho de Cinfães.

Pontos de Interesse

Aposta no Desporto Escolar

A Câmara Municipal após a recente construção de um campo de futebol com relvado sintético, sistema de rega automática e rede de drenagem, na Escola Secundária EB 2,3 José Gomes Ferreira em Ferreira do Alentejo, está a proceder à requalificação do Polidesportivo...

Gaeiras inaugura Ecopista que liga a vila ao Alvito

Será inaugurada, no próximo dia 29 de janeiro, pelas 10h30, a Ecopista Gaeiras/Alvito, no âmbito das celebrações do Feriado Municipal de Óbidos. Trata-se de uma infraestrutura desportiva, numa extensão de 1500 metros, que liga o centro da vila de Gaeiras, até ao...