Está situada na confluência dos subúrbios e a passagem dos visitantes pela cidade: na Rua Dr. António Agostinho Neto, em zona nobre. É o símbolo cristão da cidade, o centro da dignidade religioso-cultural e o orgulho da Província.
Em 13 de Outubro de 1947
A imagem peregrina de Nossa Senhora tem passagem solene por Benguela. Na presença da população da cidade e vizinhanças-o Governador (Comandante Zanati) e o Prelado da Diocese (D. Manuel Gomes Junqueira), numa única voz, fizeram a consagração de Benguela e formularam solenemente o voto de se construir o Templo de Nossa Senhora de Fátima em Benguela.
Em 1967
Começa a construção da Igreja. Ergue-se no coração da cidade, com linhas inigualáveis, onde a palmeira real na rua – de altura majestosa, contrasta com a geometria da construção. É construída para contrastar e ressaltar o equilíbrio arquitectónico entre a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo – Estilo Barroco, de um passado estético distante, e a Sé Catedral monumento de linhas simples e belas para ressaltar o estilo moderno em louvor a Nossa Senhora de Fátima.
Com o Advento da Independência
O abandono do país por muitos, inclusive sacerdotes, mais o desequilíbrio emocional e espiritual fez com que não se acabasse a construção. O Bispo, D. Óscar Braga teve que se submeter às vicissitudes e intempéries temporais e sociais, a necessidade urgente de capital humano para servir a população foi tão grande e urgente, que mobilizou a Diocese na construção de Centros de Formação – Seminários. Durante este período de episcopado, com a colaboração de cristão e homens de boa vontade formou mais de 10 000 alunos, hoje – governantes, educadores, políticos médicos, militares e missionários ao serviço da nação. Como obreiros da Igreja tem mais de 250 sacerdotes na Diocese e outros espalhados pelo mundo.
2006 – passados quarenta anos
Surge a necessidade em terminar a construção da Sé Catedral. É um desafio para a história de fé em Deus – começa-la na Angola colonizada e termina-la em Angola Independente. Perante este grande desafio, a Diocese de Benguela teve que se socorrer das benesses dos paroquianos e de alguns patrocinadores que em dada altura responderam com um sim aos apelos constantes, materializados em inúmeras cartas expedidas para diversas personalidades pelo nosso Bispo Emérito de Benguela, D. Óscar Braga. A providência divina ajudou e este projecto mereceu voz positiva que permitiu de forma faseada iniciar o processo de Obras de Acabamento da Igreja de Nossa Senhora de Fátima-Sé Catedral, Construção da Residência Paroquial, Construção do Bispado e Construção do Anfiteatro.
Recent Comments