Select Page

Quercus desafia municípios a plantar um milhão de árvores

Log in or Register to save this content for later.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza explicou hoje, em comunicado, que o desafio lançado com este projeto é reflorestar cerca de mil hectares de áreas públicas, comunitárias ou privadas, por concelho, com um milhão de árvores de espécies autóctones.

O município de Vila Real, liderado pelo socialista Rui Santos, foi o primeiro aderir e já assumiu o compromisso de plantar um milhão de árvores no seu território nos próximos cinco anos.

O projeto quer contribuir para “ajudar a salvar o clima”, segundo a associação.

“Com o intuito de manter a floresta nativa com espécies autóctones serão plantados carvalhos, castanheiros, sobreiros e outras, o que contribuirá para um aumento do sequestro de carbono, melhoria das propriedades e conservação dos solos, qualidade da água e do ar e enriquecimento da biodiversidade de cada região”, afirmou a Quercus.

O objetivo é, acrescentou, “continuar a contribuir para um correto ordenamento florestal do território nacional, numa tentativa de melhorar a gestão e diminuir o risco de incêndio, pela implementação de mosaicos de floresta autóctone e manutenção de faixas de espécies ripícolas ao longo das linhas de água”.

Para o efeito serão utilizadas técnicas de plantação, sementeira e aproveitamento da regeneração natural.

A Quercus referiu ainda que a implementação do projeto contribuirá para um “aumento das necessidades de mão-de-obra, ofertas de emprego, bem-estar das populações rurais, novas oportunidades de empreendedorismo e, de uma forma global, para uma melhor qualidade de vida das populações”.

A iniciativa vai ser apresentada na sexta-feira, na localidade da Campeã, concelho de Vila Real, num encontro que inclui a plantação de algumas árvores pelos alunos das escolas locais, das entidades participantes e do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Conteúdo Recomendado

Pontos de Interesse

Vem ser Arqueólogo no Museu Municipal

Ser arqueólogo durante as férias escolares da Páscoa, é o convite que o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) faz às crianças entre os seis e os 12 anos. O Ateliê da Páscoa vai ter lugar entre os dias 15 e 18 de abril e as inscrições decorrem até...

Campeonatos escolares apuraram os melhores atletas

Os Campeonatos Nacionais Escolares, em juvenis, encerraram este domingo, com um almoço convívio entre todos os presentes, no Centro de Negócios Transfronteiriço. A iniciativa trouxe à cidade cerca de 2500 atletas, de vários pontos do país, 200 alunos voluntários e 150...